Melatonina: O hormônio do sono

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro que ajuda a regular o sono. Geralmente a produção acontece na glândula pineal, uma pequena glândula localizada na região central do cérebro.

Ela é um marcador do ritmo circadiano (período de 24 horas o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos), e sua atuação está diretamente ligada à presença da luz. Durante a noite, quando escuro, a produção de melatonina aumenta no corpo, o que induz o cérebro ao sono.

Um efeito interessante é que a exposição à luz durante a noite ou uma escuridão durante o dia podem alterar o ritmo de produção desse hormônio e causar sono na hora errada.

Os danos de uma noite mal dormida podem ser notados no dia seguinte: indisposição, cansaço, dor de cabeça, lentidão no raciocínio e muito mais.  Porém tudo isso pode ser evitado se a produção de melatonina estiver correta no organismo.

Para ajudar a regularizar essa produção é que foi desenvolvida a fórmula sintética desse hormônio poderoso que pode ser encontrada em farmácias de manipulação.

A melatonina é indicada para pessoas que possuem distúrbios do sono, ou dificuldade para ter uma noite de sono tranquila.  Com o envelhecimento sua produção cai, por isso é mais comum que adultos e idosos tenham distúrbios do sono com mais frequência.

Outros benefícios estão sendo pesquisados, como o auxílio no tratamento da enxaqueca, tratamento da síndrome dos ovários policísticos e emagrecimento.  

Consulte um especialista antes de começar a usar melatonina, mesmo não induzindo à dependência, a melatonina usada em excesso e de forma não moderada pode causar efeitos colaterais para quem tem histórico de angina e infarto.  

× Whatsapp? Fale aqui!